http://mbimb.org/wp-content/uploads/2022/09/cropped-Hearts.png
My Body Is My Body Foundation

Portuguese – Meu Corpo é Meu Corpo

Meu Corpo é Meu Corpo

Eu gostaria de apresentar para vocês o Programa O Meu Corpo é Meu Corpo. É um musical animado e gratuito na forma de um Programa de Prevenção Contra o Abuso Infantil, que oferece uma abordagem diferente acerca desse difícil assunto, falando sobre ele com divertimento, animação e canções para entoar. 

As consequências do abuso infantil para a criança afetada, e para a sociedade como um todo, são consideráveis, e a educação é uma das melhores formas para prevenir que isso aconteça, ou, se a criança já estiver em uma situação abusiva, para que ela tenha informações sobre o que fazer e a quem recorrer, a fim de conseguir alguma ajuda.

Quanto mais precocemente ensinarmos as crianças sobre o tema da “Segurança do Corpo” melhor, e eu sei que esse programa funciona em crianças com idade acima dos 3 anos, já que eu o apresentei com enorme sucesso a mais de 350,000 crianças nos Estados Unidos. 

A beleza do Programa Meu Corpo é Meu Corpo é que ele pode ser ensinado a qualquer pessoa. Assistentes sociais, professores, prestadores de cuidados diários, pais, prestadores de serviço pós-escolares, organizadores de esportes clubísticos e muitos mais. É simples, notável e abre canais de comunicação acerca do tema do abuso, que é extremamente importante. 

“Como você pode falar com crianças sobre o tema do abuso infantil?” 
A maioria dos adultos não gosta de falar sobre o tema do abuso, e só o pensamento de abordar as crianças de uma forma positiva pode ser algo assustador. As músicas divertidas incluídas nesse programa permitem que as pessoas se envolvam com as crianças de uma forma simples e positiva.  

Porquê música?As músicas são também uma forma maravilhosa para que crianças recordem aquilo que lhes é ensinado, já que os temas são interativos. Estou certa de que todos se lembram, por pouco que seja, de músicas que aprenderam em crianças, essas músicas e mensagens acompanharão as crianças e também serão uma excelente base para futuras lições de vida. 
Um estudo com crianças, publicado na Revista de Terapia Musical, revela que a música e a aprendizagem de novas canções estão relacionadas com uma autoimagem mais positiva e um melhor desenvolvimento da autoestima, ajudando a que as crianças se sintam melhor com elas mesmo. 

Se você suspeita de abuso infantil, ligue para Child Protective Services e obtenha conselhos.
Eles vão ouvir suas preocupações e agir em seu nome se uma criança estiver em perigo.

Vamos manter as crianças seguras!

Brazil, Angola, Mozambique, Portugal, guinea-Bissau, Equatorial Guinea, Macau, Cape verde, Sāo Tomé and Príncipe

Escrito e animado por:-  Chrissy Sykes
Gostaria de agradecer a Sheila Maria Prado Soma e Lucia Williams pelas canção traduções

Hearts

The Songs

Song 1

Canção 1 . Meu Corpo é Meu Corpo

"

Olá, meu nome é Cinthia e hoje vamos participar do programa “Meu corpo é meu corpo”. Vamos cantar canções, nos divertir e aprender a ficar seguros. Sabe, nosso corpo é especial e ninguém tem o direito de nos machucar ou de tocar em nossas partes íntimas, ou fazer qualquer coisa que nos faça sentir mal porque o nosso corpo é só nosso. Vamos cantar a primeira canção. Quero que você cante comigo. Ela se chama “Meu corpo é meu corpo”.

"

Song 2

Canção 2 Se não se sentir bem, não faça!

"

Texto de vídeo de Cynthie Vamos nos divertir com a nova cação. Ela tem uma regra importante para lembrar E a regra é: Se não se sentir bem, não faça! Veja, não estou falando de coisas como fazer a lição de casa ou arrumar o quarto Estou falando se alguém tentar te levar para algum lugar e você sabe que isso não é certo Se não se sentir bem, não faça! Ou se alguém tenta que você faça algo que te faz sentir desconfortável Se não se sentir bem, não faça!Se não se sentir bem, não faça!

"

Song 3

Canção 3 “E Se”

"

Texto de vídeo de Cynthie Agora vamos jogar o jogo do “E se” e nesta música vamos aprender o que fazer se um estranho tentar levar você com eles, ou se alguém tentar tocar suas partes íntimas. Você sabe o que são as partes íntimas? Elas ficam embaixo da calcinha ou cuequinha. Ninguém deve tocar suas partes íntima, a não ser quando você é pequenininho e sua mãe ou seu pai precisam te dar banho, mas logo você vai aprender a tomar banho sozinho. Ou talvez quando estiver doente, sua mãe, seu pai ou o médico precisa por remédio lá, mas além deles, ninguém mais deve tocar suas partes íntimas. Vamos também aprender o que fazer se alguém em nossa própria casa ou na família fizer você se sentir desconfortável ou tentar te machucar Tudo o que tem a fazer nesse jogo é grita: Não! Então eu quero que você grite bem alto….

"

Song 4

Canção 4 Se Você Tiver Um Problema

"

Texto de vídeo de Cynthie Es muy importante que le cuentes a alguien si te hacen daño o tocan tus partes privadas, incluso si te sientes asustado o apenado. Necesitas ser muy valiente y contarle a alguien. Hay muchas personas con quienes puedes hablar: padres, abuelos, tíos, profesores, primos, vecinos, padres de tus amigos, policías y muchas más personas alrededor de ti. Si le cuentas a alguien y no te cree, busca a otra persona. Si ella tampoco te cree, busca a otra persona hasta que encuentres a alguien que te escuche. Nunca te rindas!

"

Song 5

Canção 5 O Amor é bom

"

Texto de vídeo de Cynthie Vamos falar sobre amor, é muito importante ser amado, e as pessoas não demonstram seu amor te machucando ou fazendo coisas que te deixam desconfortável. As pessoas demonst ram que te amam fazendo coisas com você, como ler livros, jogar, se divertir, passear, ou talvez te ensinando a andar de bicicleta. O amor envolve compartilhar e cuidar uns dos outros. Nossos pais querem ter certeza de que somos cuidados, eles nos alimentam, certificam-se de que escovamos os dentes, que temos roupas limpas para vestir e nos levam ao médico se ficamos doentes.É muito importante sermos bem cuidados para a gente crescer saudável, forte e feliz.

"

Song 6

Canção 6 - Diga "NÃO" aos segredos Objetivos da música

""

cropped-cropped-Hearts.png

Signs of Child Abuse

Indicadores de Abuso Infantil

Os pontos seguintes são indicadores de abuso e negligência que você pode observar em crianças. Se notar qualquer um desses indicadores ou se uma criança contar coisas para você,

1. Mantenha a calma e não force a criança a falar mais informações.
2. Reconforte a criança e agradeça por ela ter partilhado isso com você, depois notifique os
Serviços de Proteção de Menores.
3. Mantenha em mente que uma criança pode apenas divulgar uma pequena parte da informação em um momento, contando mais se a sua reação for calma e de apoio. 

Os seguintes pontos são alguns dos sinais de abuso. A criança pode estar sofrendo de vários deles, por isso essa é apenas uma guia orientadora. Se você observar mudanças notórias no comportamento da criança, garanta que toma nota para ver se qualquer um dos seguintes sinais é relevante para o caso.

Sinais de abuso físico 

Aparência da criança. 

* Contusões, vergões, queimaduras ou fraturas pouco habituais
* Marcas de mordida
* Lesões frequentes sempre explicadas como sendo acidentais
* Se uma explicação não corresponder à lesão
* A criança usa mangas compridas ou outras roupas para ocultar lesões

Comportamento da criança 

* É desagradável, difícil de falar com ela
* Excecionalmente tímida, evita outras pessoas
* Poderá estar demasiado ansiosa, sendo impossível de agradar
* Parece ter receio dos pais
* Revela pouco ou nenhum mal-estar em ficar separada dos pais

Sinais de negligência

Aparência da criança

* Má higiene, cabelo sujos, mau odor corporal
* Roupas inadequadas para o clima
* Necessidade de assistência médica ou odontológica

Comportamento da criança 

* Muitas vezes está cansada, sem energia, letárgica
* Pede ou rouba alimentos
* Atrasos frequentes ou abstinência escolar
* Comportamento desafiante
* Fraca autoestima

 

Sinais de abuso emocional

Aparência da criança

Os sinais poderão ser menos óbvios do que em outras formas de abuso, com o comportamento a ser provavelmente o melhor indicador.
* Evita amigos e atividades sociais
* Atrasos frequentes ou abstinência escolar
* Perda da autoestima
* Comportamento desafiante
* Alterações no desempenho escolar

Sinais de abuso sexual

Aparência da criança

* Roupa interior rasgada, manchada ou ensanguentada
* Sente dor ou prurido nas áreas genitais
* Tem uma infeção sexualmente transmissível

Comportamento da criança

* Comportamento ou conhecimento sexual inadequado para a faixa etária da criança.
* Toques sexuais inapropriados em outras crianças
* Súbita mudança de comportamento
* Extrema relutância em ser tocada de qualquer forma

Se você suspeitar de Abuso Infantil, ligue para os serviços relevantes de Proteção de Menores para obter aconselhamento. Eles ouvirão suas preocupações e atuarão em seu nome se uma criança estiver em perigo. 

Vamos manter as crianças seguras !! 

Se você suspeita de abuso infantil, ligue para Child Protective Services e obtenha conselhos.
Eles vão ouvir suas preocupações e agir em seu nome se uma criança estiver em perigo.

Vamos manter as crianças seguras!

Escrito e animado por:-  Chrissy Sykes
Gostaria de agradecer a Sheila Maria Prado Soma e Lucia Williams pelas canção traduçõe
Voz e vocais – Bárbara Freire
Gravação de vocais – Pedro Gabriel Freire

MBIMB General 1

Perguntas Mais Frequentes (pelas crianças)

Pergunta: Por que as pessoas tocam nas partes privada de uma criança?
Resposta:  Há várias razões pelas quais as pessoas machucam crianças, algumas pessoas foram vítimas de abuso na infância e dão continuidade ao ciclo de machucar os outros. Algumas pessoas têm problemas com bebida, droga ou raiva e é por isso que machucam crianças. A principal coisa a ter em mente é que é errado machucar crianças, e é por isso que devem sempre falar para alguém a fim de conseguirem ajuda. 

Pergunta: Por que as pessoas tocam nas partes privada de uma criança? 
Resposta:  Existem também várias razões que levam as pessoas a abusarem sexualmente de crianças, muitas que machucam crianças foram abusadas, e é por isso que é importante falar, já que essas pessoas precisam de ajuda e tratamento para que consigam melhorar e deixem de magoar crianças.

Pergunta: O que devo fazer se ninguém acreditar em mim? 
Resposta: Se você falar para alguém que não acredita em você – então fale para outra pessoa e continue falando até que alguém acredite em você.

Pergunta: Se eu contar, o que vai acontecer?
Resposta:  les vão ter de reportar que você está sendo machucado. Alguém vai vir e falar com a sua família. Verão se é seguro você ficar em casa, ou se precisa de ir para outro lugar onde possa ser mantido em segurança.

Pergunta: O que devo fazer se eu disser NÃO!! e eles não pararem? 
Resposta:  Se não pararem quando você falar não – grite muito alto por alguém que possa ajudar você, ou se souber que tem gente por perto que vai vir e ajudar. Se ninguém estiver por perto, então vá e fale para alguém assim que estiver em segurança.

Pergunta: O que devo fazer se eles falarem que me vão machucar a mim ou à minha família, se eu decidir contar?
Resposta:  As pessoas que abusam de crianças não querem que os outros saibam o que estão fazendo, então podem tentar e ameaçar você ou alguém da sua família e falar para guardar segredo. Você precisa ser muito corajoso e falar para alguém sobre o seu problema.

Pergunta: O que devo fazer se a pessoa abusadora for o meu irmão ou irmã? 
Resposta:  Fale para seus pais e, se eles não escutarem você, fale na escola ou para alguém da lista de pessoas que nós falámos.

Pergunta: Eles vão ficar irritado se eu contar?
Resposta:   Nem sempre, mas sim, eles podem ficar com raiva, mas você ainda assim precisa de ter coragem e falar, para que essa pessoa pare de machucar você ou tocar nas suas partes privadas.

Translate Our Website »